Há tempo


"Todos os dias quando acordo
Não tenho mais
O tempo que passou
Mas tenho muito tempo
Temos todo o tempo do mundo"
(Tempo perdido - Legião Urbana)



Há tempo para tudo.
Estudar.
Trabalhar.
Descansar.
Curtir.
Beber com os amigos.
Trocar ideias mais sérias com estes mesmos amigos ou com outro grupo de amigos.
Há tempo para ser feliz, para se frustrar, para se deprimir, para recomeçar a acreditar novamente.
Para tentar (e conseguir!) fazer melhor desta vez.
Há tempo para tudo.

A garota corinthiana


Ela estava lá. Sentada na mesma sala que eu, com seu agasalho do Corinthians, matriculada no mesmo curso de pós graduação.

Não me lembro de termos conversado em algum momento.O excesso de alunos em sala também não colaborou, me fazendo não perceber a sua presença. Até quando um ex-namorado perturbado ateou fogo nela e a notícia veio até mim, via e-mail.

Vida queimada, sonhos queimados, tudo se foi... O que fica é a indignação, é o medo da violência, da insanidade das pessoas, da injustiça que se vê todos os dias em um país onde não há leis, onde a impunidade reina, onde todos nós estamos vulneráveis... Fica também a dor de amigos e parentes que nada podem fazer além de uma última homenagem, de uma despedida usando a camiseta do Corinthians para que ela se sinta em um estádio pela última vez...




"Eu não tenho medo que o mundo acabe em 2012. 
 Eu tenho medo que ele continue como está"
Autor Desconhecido


Tinha este vicio - algo quase patológico - de esconder os próprios sentimentos, os próprios pensamentos.

Não gostava de se expor. Achava que exposição era sinonimo de vulnerabilidade. E não gostava de ficar vulnerável.

Por fora um ar meio distante, aéreo  como se fosse completamente indiferente às coisas que aconteciam ao seu redor.

Por dentro um turbilhão de pensamentos, sentimentos, sensações, emoções (aqueles que escondia de forma quase patológica...). Vontade de fazer a diferença, de ajudar pessoas, de contribuir de alguma forma.

Sentia que tinha algo errado com o mundo e, no entanto, a maioria das pessoas fingiam não notar...

Embora algumas pessoas até reclamem, teorizem ou apontem culpados para a violência, fome, guerras e injustiças em geral, quantos- efetivamente - fazem alguma coisa? Quantos contribuem para uma mudança de cenário?

Ela não queria ser mais uma a apenas criticar...

Amor

"Você me bagunça e tumultua tudo
em mim (...)
Me desassossega, rega a alma, roga a
calma em minha travessia"
(O Teatro Mágico)






Dizem que tudo tem dois lados. Um bom e um mau. Um lado luz e um lado sombra...

Se tudo tem dois lados, logo o amor não pode ser diferente, não pode escapar a regra...
Logo, faz bem e faz mal. Preenche e ao mesmo tempo nos dá uma imensa sensação de vazio... Uma sensação de estar faltando algo... como se estivesse faltando, dentro de nós, a pessoa amada...

Nós traz planos de construir um futuro, mas também nos traz o medo de perder, de não ter, de não ver concretizar. Medo das tempestades de verão que, apesar de durarem pouco, são intensas e fazem estragos...Medo dos furacões, que chegam tirando tudo do lugar, e mandando para longe o que outrora parecia imóvel, permanente e seguro...

Dizem que tudo tem dois lados. Logo o mesmo amor que dá forças nos torna frágeis, vulneráveis... O mesmo amor que protege, acalenta, acalma, nos expõe, expõe nossas feridas, nossos pontos fracos, nosso medos mais profundos, mais infantis... O medo de ser deixado, de ser trocado, de ser dispensável àqueles que nos são essenciais ou achamos que são...

Dizem que quanto mais intensa a luz, mais escura a sombra. Será então que quanto mais forte o amor, mais frágeis e vulneráveis nos tornamos?

Eu a vejo...

Eu a vejo caminhando na neblina, em direção ao precipício... Não posso segui-la, porque este caminho que você está trilhando, eu não conseguiria trilhá-lo novamente (sim, eu também já estive ai ...).

Não posso segui-la, mas posso vê-la caminhar... Posso vê-la caminhar, mas será que posso impedi-la de cair???

Será que você conseguiria ouvir minha voz chamando-a e pedindo para afastar-se daí? Não encontrará nada lá embaixo, porque seu lugar é aqui...

Como convencê-la disto??? Como mostrar-lhe que Nix só é uma boa anfitriã quando ela mesma decide buscar o seu convidado? Como mostrar-lhe que cada um tem seu papel, sua importância, seu lugar no mundo?

Não quero ficar aqui, parada, vendo-a caminhar para o nada... quero poder segurar a sua mão e levá-la a um lugar seguro, deixando a salvo de tudo que possa fazer-lhe mal... salvando-a inclusive de si mesma...Me ajude. Me ensine como fazer isso e eu farei....


Fique

"Não precisa vir se não for pra ficar..."


Lá fora o barulho do vento. Em sua sala, o barulho do celular avisando que acabara de receber uma nova mensagem.
Quando ela vê a mensagem e seu remetente a sua expressão a trai, demonstrando a surpresa.
Logo agora, que tinha conseguido se livrar do vicio de pensar nele todo o tempo.
Logo agora.
Não conseguia entender...como ondas que vem e depois se vão, num movimento contínuo, ele também vem sem avisar quando ela menos espera e parte da mesma forma, sem dar indícios se retornará ou não.
Mais uma vez ele retorna. Porque vem, se não consegue ficar?
Por que se vai, se voltará a seguir?
E porque ela não conseguia lhe pedir para ficar ou ir embora de vez?

Venha!

Quem sabe estejamos buscando as mesmas coisas?
Quem sabe possamos trilhar este caminho juntos?



Venha, estranho misterioso!
Sente ao meu lado, me olhe nos olhos, me olhando docemente com seu olhar contemplativo, como alguém que está estudando o que vê a sua frente.

Venha, estranho misterioso!
Deixe-me conhecê-lo. Segure a minha mão, me olhe nos olhos e comece falando sobre coisas triviais: como foi seu dia, o que você faz, o tempo hoje, está muito frio? Está muito quente? O tempo passou rápido ou se arrastou?

Então, meu querido estranho, veja-me te olhando docemente, com meu olhar contemplativo. Veja que pode confiar em mim e se mostre, se revele. Me deixe conhecê-lo. Fale sobre você: seu passado, seus sonhos infantis... quais deles você ainda acalenta em sua alma? Qual deles lhe motiva a sair da cama e a ser o melhor que você pode ser todos os dias?

Sim, meu agora não tão estranho, me fale sobre o que sente, o que busca, o que quer para sua vida... Deixe-me compartilhar com você o que eu sinto, o que eu busco, o que eu quero para minha vida... Quem sabe estejamos buscando as mesmas coisas? Quem sabe possamos trilhar este caminho juntos?

Venha!

** texto escrito para alguém quem continua sendo um mistério para mim... um alien, um anjo ou alguém para esquecer? I don't know...

Blogger Templates by Blog Forum